sexta-feira, 15 de abril de 2011

Visitando as escolas de Búzios 2 - E. M. Professor Manoel Juvenal

No dia 29 de março último estive com os vereadores do G-5 (exceto Joice) visitando a Escola Municipal (E.M.) Professor Manoel Juvenal, em Cem Braças, e a E.M. Eliete Mureb, em José Gonçalves.
A primeira coisa que chama a atenção de quem entra na escola é o forte cheiro de mofo. A escola tem um muro muito alto e quase não tem espaço ao ar livre. O professor de educação física dava aula nesse exíguo local que não deve ter mais de 12m²-  do tamanho de uma sala de aula. Devido à  falta de luminosidade natural, mesmo de dia, as lâmpadas precisavam estar acesas.
Mas esse não é o único problema das instalações da escola. Numa visita ao banheiro dos meninos observei que um dos dois vasos sanitários não tinha tampa (ver foto). A descarga também não funcionava.
Percorrendo a escola vi em um dos corredores um bebedouro com um galão de água muito sujo externamente. Fiquei muito chateado com o pouco caso com a saúde das nossas crianças. Mas uma coisa me deixou muito mais preocupado: sob o galão havia uma caneca de alumínio emborcada para baixo. Será que as crianças estariam usando coletivamente a caneca? Fui  levado a pensar nessa absurda hipótese porque não havia copos plásticos  perto da água.
Alguns moradores do bairro me falaram que uma escola infantil particular já funcionara ali há tempos atrás. Teve que encerrar suas atividades devido ao grande número de crianças que tiveram problemas de saúde causados pela grande umidade do local.
Mesmo não tendo condições de salubridade para abrigar uma escola- e não precisa ser especialista para ver isso-, ainda mais uma escola infantil,  o governo municipal paga  absurdos R$ 3.500,00 pelo aluguel da escola. Comerciantes vizinhos me informaram que esse valor do aluguel está completamente fora da realidade do mercado do bairro. Não vale nem a metade disso. Mas quando ficamos sabendo que o feliz proprietário é o Senhor Marcos Carvalho- primo do vereador Messias Carvalho-  entendemos a razão de tamanha generosidade com o nosso dinheiro público. É a política do governo dos amigos e dos cabos eleitorais.

O governo agora vem agora com a história da "educação pra toda vida". Mas o que vemos é o único projeto posto em prática pelo prefeito: o "governo pra toda vida". Por falar nisso, a creche que vai ser inaugurada segunda-feira próxima vai funcionar em uma casa que pertence ao ex-candidato a vereador pelo PDT, Zé Maria. Valor do aluguel: generosos  R$ 2.500,00. Quero ver quem aluga aquele imóvel por esse valor no Cruzeiro. Só o Mirinho mesmo. 

Observação 1 - na escola Eliete Mureb fui informado que as crianças da escola comem a comida a seco por recomendação da nutricionista. Na Rasa- na escola Ciléia- me falaram que era por falta de copo. Tinha suco, mas não tinha copo. Vê se pode? Educação pra toda vida desse jeito, com crianças comendo em prato de alumínio e a seco?

Observação 2 - o governo não economiza nos aluguéis para os amigos, mas não permite que as escolas tenham telefones para uso da administração escolar. Pasmem senhores, todas as escolas de Búzios têm que usar orelhão. Algumas têm os horrorosos orelhões em seus espaços internos. Contenção de despesas?  É essa a educação pra toda vida?   
Observação 3 - a partir de hoje, estarei enviando por e-mail para todos os órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pelo setor, todas as minhas postagens que tratarem de irregularidades na cidade. Vamos ver se assim eles respondem. Se é que têm respostas.

Ver: "Visitando as escolas de Búzios 1 - E. M. Ciléia Barreto"
Ver: "Visitando as escolas de Búzios 3 - E. M. Professor Manoel Juvenal"

Ver: "Visitando as escolas de Búzios 4 - E. M. Nicomedes Theotônio Vieira"

Comentários:

O Curinga de Buzios disse...
Extremamente absurdo a situação de um municipio riquissimo como este tendo escolas publicas de merda como essas. Poderiamos ser um modelo para o Pais e somos um ant-modelo. COntinue firme que esse blog é o blog!

luiz do pt disse...
Obrigado companheiro blogueiro. Você sabe na própria pele que são comentários como os teus que nos estimulam a continuar.

Está muito boa a sua carta sobre o aniversário do O Peru Molhado.

Grande abraço,

Luiz
411

4 comentários:

  1. Extremamente absurdo a situação de um municipio riquissimo como este tendo escolas publicas de merda como essas. Poderiamos ser um modelo para o Pais e somos um ant-modelo. COntinue firme que esse blog é o blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado companheiro blogueiro. Você sabe na própria pele que são comentários como os teus que nos estimulam a continuar.

    Está muito boa a sua carta sobre o aniversário do O Peru Molhado.

    Grande abraço,

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. E os pais destas crianças? São coniventes?
    Mais uma vez estou indignada.
    Até quando a população vai ficar calada?
    Denunciar, denunciar, denunciar.
    Só nos resta a mídia, pois o resto está muuuuito de acordo.
    Um dia isso vai acabar, não há mal que dure para sempre (alguem falou isto).
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Luiz

    Será que o Prefeito Mirinho Braga esta sendo
    levado no " EMBROMATION "? Pergutar não ofende.

    Até mais
    Sena

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...