terça-feira, 8 de março de 2011

A questão da violência em Búzios 2

O delegado de Búzios, Mário Lamblet, em entrevista ao JPH, de 05/03/2011,  na mesma linha do prefeito Mirinho Braga,  afirma que o estudo “Mapa da Violência 2011”, feito pelo Ministério da Justiça, estaria distorcido porque considera como de Búzios ocorrências de Cabo Frio. Isso teria ocorrido porque a delegacia daqui estaria muito mais próxima de alguns bairros violentos  de Cabo Frio do que a delegacia de lá. Mas o estudo- muito comentado, mas pouco lido- em nenhum momento fala em usar registros de queixas à polícia. Esses registros, “como ficou evidenciado em nossa pesquisa no Distrito Federal, têm uma abrangência extremamente limitada. Nos casos de violência física, só 6,4% dos jovens denunciaram à polícia; nos casos de assalto/furto, foram somente 4%; nos casos de violência no trânsito, apenas 15%”. O Estudo utiliza o SIM- Sistema de Informação de Mortalidade- gerido pelo Departamento de Análise de Situação de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, porque ele “centraliza informações sobre os óbitos em todo o país, e cobre um universo bem abrangente das mortes acontecidas e de suas causas”. 
Mesmo que utilizássemos os dados divulgados pelo delegado ainda assim Búzios seria considerada uma cidade violenta. Segundo os  dados fornecidos por ele, calculando-se o número de homicídios por 100 mil habitantes teríamos  62,9 em 2006, 66,6 em 2007 e 81,4 em 2008. Até o baixo número de homicídios de 2010- 12 homicídios- daria um índice  44,4, superando o índice estadual, 34,0, e o nacional, de 26,4. Todos os dois são índices de 2008. Portanto, mesmo com os dados policiais, não dá para concordar com o prefeito Mirinho Braga de que “a segurança hoje na cidade é boa”.
O que o prefeito Mirinho Braga precisa é parar de arranjar desculpas para o seu desgoverno e reconhecer que o problema existe. Como recomenda o estudo: “Conhecer – ou reconhecer – os problemas e sua magnitude é um passo imprescindível para agir no sentido de equacioná-lo. E estamos falando aqui de um dos direitos humanos fundamentais: o direito à vida, sem o qual nenhum dos outros direitos tem o mínimo sentido ou significação.”
Se ele visitasse o site do Ministério da Justiça, ficaria sabendo que o estudo está muito mais preocupado com o diagnóstico da violência entre a juventude (15 a 24 anos) do que com a violência em geral. Isso está claro no subtítulo do  estudo: “Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil”. 
Para quem não leu, aí vão algumas conclusões do estudo: 
Em primeiro lugar, o estudo revela que a violência entre os jovens no Brasil já virou um problema muito grave. Qual é a situação entre jovens de Búzios? “Se a magnitude de homicídios correspondentes ao conjunto da população já pode ser considerada muito elevada, a relativa ao grupo jovem adquire caráter de epidemia".
Em segundo lugar, os dados do estudo indicam que houve “notórios avanços na contenção da violência homicida” nos grandes centros e capitais como São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 2003. Mas eles “ estão sendo contrabalançados por fortes crescimentos em outras áreas, num movimento rumo às cidades do interior, que o estudo identifica como interiorização. Ou também rumo a Estados até o momento considerados de baixo ou médio potencial, num processo que o trabalho denomina espalhamento. Em ambos os casos, a resultante foi um deslocamento dos pólos dinâmicos da violência rumo a locais com menor presença do Estado na área de segurança pública".
Finalmente, conclui que essa interiorização e espalhamento “conformam situações bem diferenciadas quando se tratam de pólos de desenvolvimento do interior, atrativas de população e investimentos que, perante a limitada presença do poder público, atrativas também para a criminalidade e a violência;  ou municípios com domínio territorial, em maior ou menor medida, de quadrilhas, milícias e/ou tráfico; ou, tanto ou mais importante que as anteriores, municípios e áreas onde impera uma sólida cultura da violência: crimes chamados “de honra” e/ou crimes de proximidade”.
O que o prefeito Mirinho Braga precisa, se não quisermos ver Búzios mal colocada nos próximos Mapas da Violência, é elaborar propostas para dar aos jovens alternativas às drogas, à exclusão educacional, cultural e laboral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...