quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Governo descobre que Búzios tem produtores rurais

Desde 16 de junho do ano passado os municípios são obrigados a garantir que 30% dos repasses do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) feitos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sejam investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar. É o que diz a Lei 11947. Só mesmo o governo federal para obrigar nosso prefeito a ver que o município tem produtor rural. Agora é lei. Se não comprar produtos da agricultura familiar local corre o risco de perder a verba da merenda. Jogada de mestre do governo federal: eu lhe dou o dinheiro mas digo onde você tem que usá-lo. Lula sabe- por ter sido retirante nordestino- como os prefeitos de cidades do interior não estão nem aí para as péssimas condições de vida dos trabalhadores rurais. 

Em Búzios, ainda é pior. Estabeleceram que o município não tem área rural. A especulação imobiliária que manda na cidade quis que fosse assim. Muitas verbas federais deixaram de vir para Búzios por causa da inexistência da tal área. Mas, contraditoriamente, o governo anuncia que vai vacinar contra a febre aftosa mais de 500 animais. Onde eles estão? Nos centros urbanos? Claro que não. Nas ruas encontramos muitos cachorros. Quanto a este problema o governo sempre foi omisso.

No BO 462 (26/11/2010) a secretaria de meio ambiente anuncia que já cadastrou 12 produtores rurais. Outros 50 já foram identificados e serão chamados para participarem do programa. Só um governo míope para não perceber a importância de estimular a produção agropecuária no município. Além de gerar trabalho e renda ainda tem como resultado formar um cinturão verde na periferia da cidade, com a consequente valorização das terras. Só falta agora o mercado do produtor rural, onde eles possam escoar suas produções.

Conta-se uma estória na qual o nosso atual prefeito se negava, lá nos primórdios do município, a ceder um trator para uma determinada associação de produtores rurais porque ele tinha medo que um líder rural o usasse para bloquear ruas em manifestação contra o governo. Parece que hoje o prefeito perdeu o medo, pois um trator vai ser disponibilizado para ajudar no preparo das áreas a serem cultivadas. 

Mesmo que a iniciativa da secretaria de meio ambiente seja compulsória por causa da lei, não se pode deixar de elogiar o trabalho da secretária Adrian Saad, de longe a melhor quadro do atual governo. E que ela não fique muito lisonjeada não. É que os outros são muito ruins.

Comentários:

Willy Caolho disse...
Luiz meu amigo! Obrigado pela visita lá no blog! Sei que sempre vou poder contar com vc. Tá vendo como minha cidade tá podre? Tá complicado amigo.

Um forte abraço !!
O Curinga de Buzios disse...
Muito oportuna a postagem Professor. Eu quando vim morar em Búzios uma vez li no site da Prefeitura justamente que Búzios não tinha agricultura nem outro tipo de atividade rural. Com pouco tempo morando na cidade logo conheci a Rasa e José Gonçalves e vi gente plantando e criando boi. Isso já faz quase 10 anos, e agora eles "descobrem" isso também.

271      

2 comentários:

  1. Luiz meu amigo! Obrigado pela visita lá no blog! Sei que sempre vou poder contar com vc. Tá vendo como minha cidade tá podre? Tá complicado amigo.

    Um forte abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuna a postagem Professor. Eu quando vim morar em Búzios uma vez li no site da Prefeitura justamente que Búzios não tinha agricultura nem outro tipo de atividade rural. Com pouco tempo morando na cidade logo conheci a Rasa e José Gonçalves e vi gente plantando e criando boi. Isso já faz quase 10 anos, e agora eles "descobrem" isso também.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...