quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mirinho derrotado 1

O vereador Joãozinho Carrilho foi eleito presidente da câmara de vereadores de Armação dos Búzios na sessão de ontem. Junto com ele também foi eleita a mesa diretora: Joice como vice-presidente, Genilson como 1º secretário e Nobre como 2º  secretário. Joãozinho conseguiu cinco (5) votos (Genilson, Evandro, Joice, Nobre e o voto dele próprio) contra quatro (4) (Lorram, Leandro, Felipe e Messias) de Messias – o candidato do prefeito Mirinho Braga. Uma vitória histórica, porque o prefeito ganhara todas as eleições anteriores: elegeu Maria Alice, Isaías, Fernando, reelegeu Fernando  e Messias.  Este último, eleito em 1/1/2009 por unanimidade, só conseguiu agora quatro (4) votos, o que demonstra a  gestão insatisfatória de Messias e a má condução política do governo, pelo menos na questão da relação com o legislativo. Secretários não recebiam nem mesmo vereadores de situação. Diversas vezes estes vereadores discursaram falando que desconheciam projetos do governo colocados em pauta. E quando o colegiado ensaiava iniciativas próprias, como quando colocou emendas ao orçamento do ano passado, Mirinho- em um ato de afronta aos vereadores de sua própria base- simplesmente as desconsiderou. Ou seja, com o próprio poder de remanejamento (50%) dado pelos vereadores, retirou deles as emendas feitas por eles mesmos
Prefeito não conseguir maioria na câmara é coisa rara. Ainda mais em cidade do interior. Quando acontece é sinal de que as coisas não vão nada bem.
Pessoas que já foram secretários de Mirinho dizem que ele nunca foi  um bom administrador- suas administrações anteriores provam isso-, mas que na questão da articulação política sempre foi uma verdadeira águia. Parece que a sua capacidade de vôo político ficou muito prejudicada pelas inúmeras concessões que teve que fazer devido à sua condição de candidato que disputou a eleição por obra e graça de uma liminar judicial. Teve que lotear tanto a prefeitura que ficou imobilizado. Como Toninho em 2004, Mirinho não conduz sozinho o leme de seu governo. São muitos os timoneiros, e nessas condições não tem governo que aguente, porque cada um puxa para um lado...
Mais uma vez a história se repete. E, como dizia o velho Marx, como farsa.  Como Toninho a partir de 2006, agora Mirinho vai governar em minoria. Pode-se dizer que seu governo acabou, como acabou  o governo Toninho naquela época. Daqui pra frente é só desgoverno.

Ver: "Mirinho derrotado 5"

Ver: "Mirinho derrotado 6"


Comentários:

Marcia Bispo disse...
Luiz, não é surpresa para mim o ocorrido. Os próprios vereadores, que não são bobos, sabem que " a coisa está feia " para o lado do prefeito e " alguns " de sua cúpula. Acredito que para se eximirem de culpa, olhando um futuro próximo, tornarem-se oposição, garantirá, talvez, um outro mandato. Como diz o ditado: " Em terra de cego, quem tem UM olho é rei ".
Beijocas

284  

Um comentário:

  1. Luiz, não é surpresa para mim o ocorrido. Os próprios vereadores, que não são bobos, sabem que " a coisa está feia " para o lado do prefeito e " alguns " de sua cúpula. Acredito que para se eximirem de culpa, olhando um futuro próximo, tornarem-se oposição, garantirá, talvez, um outro mandato. Como diz o ditado: " Em terra de cego, quem tem UM olho é rei ".
    Beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...