quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Golpismo

Adilson da Rasa (*)
O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, decidiu trilhar um caminho perigoso ao colocar o governo em rota de colisão com o Legislativo, após a histórica derrota na Câmara imposta por ex-aliados. O discurso do prefeito tem extrapolado a revolta contra o chamado G-5 e se transformado num ato contra o Legislativo que beira ao golpismo.
Mirinho governou a cidade, nos últimos dois anos, sem qualquer interferência da Câmara, ignorou a oposição e até os aliados mas, agora, quando os vereadores decidem fiscalizar as ações do governo o prefeito rompe o silêncio e mobiliza a tropa de choque do governo para acusar a Câmara e, principalmente, os vereadores que decidiram dar um basta nas pretensões do prefeito de governar sozinho.
Mirinho — parece querer se transformar numa espécie de ditador da república das bananas — tem revelado, com destempero, que não sabe governar com oposição e muito menos administrar crises. O prefeito deixa claro que não gosta de ser contrariado, por isso, se recusa a debater, abertamente, as questões mais preementes de Búzios que precisam ser discutidas. Ele se acha um gênio, acima do bem e do mal mas vive cercado por auliscistas que ele pensa ser aliados mas, na verdade, são aliados do poder... gente que amanhã vai posar, sorridente, para a foto ao lado do próximo prefeito, porque não se pode esperar muito de quem não tem coragem nem de sair do armário e se assumir.
O joguinho de Mirinho é colocar o povo contra a Câmara, é tentar ser a vítima do processo para esconder o governo desastroso e as relações perigosas que mantém com o secretário Rui Borba numa verdadeira "bacia das almas". Os vereadores da Câmara Municipal de Búzios, mais do que nunca, precisam estar atentos e dizer ao prefeito que a cidade precisa é de trabalho, de transparência, de seriedade e, principalmente, que o poder Legislativo não vai se curvar diante das intrigas golpistas de um prefeito prepotente e incompetente que não tem demonstrado compromisso com o povo buziano; que passou os últimos dois anos transformando a prefeitura de Búzios numa ação entre os amigos que financiaram a campanha.
A Câmara de Búzios e o G5 que o prefeito tenta ridicularizar devem ser uma trincheira do povo contra os desmandos do governo e contra a falta de transparência com o dinheiro público.
O povo buziano está diante de um novo momento de sua história, que vai além dos desejos e das pretensões pessoais dos políticos que tem se alternado no poder. A Câmara Municipal de Búzios tem, agora, a responsabilidade de capitanear a participação de todos para o processo de ampla discussão e busca de soluções para os principais problemas da cidade que não são poucos: saúde, educação, saneamento, transporte, segurança...
A Câmara de Búzios deu um basta na omissão e retomou a própria história, agora, precisa ampliar a participação popular que deve envolver todos os buzianos no processo de transformação e resgate da cidade. Búzios ainda pode ser salva, apesar dos aventureiros, dos mentirosos e dos golpistas.
(*) ex-vereador de Búzios

Texto publicado no Jornal Interpress de 14/02/2011

 

Comentários:

1) Julio Medeiros disse...
Grande Luiz!
Muito bom o texto, pena que perde a total credibilidade quando o autor se identifica como Adílson da Rasa que até alguns meses atrás defendia com unhas e dentes, não o governo, mas o Prefeito Mirinho Braga.
Abraço

361

Um comentário:

  1. Grande Luiz!
    Muito bom o texto, pena que perde a total credibilidade quando o autor se identifica como Adílson da Rasa que até alguns meses atrás defendia com unhas e dentes, não o governo, mas o Prefeito Mirinho Braga.
    Abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...