quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Chega de inho na Educação!!

*Por Cristina Pimentel

Brigam Espanha e Holanda / Pelos direitos do mar / O mar é das gaivotas / Que nele sabem voar / O mar é das gaivotas / E de quem sabe navegar. / Brigam Espanha e Holanda / Pelos direitos do mar / Brigam Espanha e Holanda / Porque não sabem que o mar / É de quem o sabe amar.
(Leila Diniz, Editora Brasiliense, 1983, SP)

Os versos acima são para reelaborar (e, quem sabe, oxigenar a esperança) em tempos em que a hipocrisia, a mediocridade, o cinismo, o engodo e a falta de amor têm atravessado as políticas públicas, em especial a educação. Não há político, hoje em dia, que deixe de erguer a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade. Como dizem os versos, “eles” brigam pelo voto e dizem que farão tudo pela educação, mas, infelizmente, abandonam, na primeira esquina, seus compromissos com a área, porque sabem que uma educação pública de qualidade só acontece com uma gestão cujos horizontes não adotem os princípios da mesquinharia e da mediocridade.

A disputa pelo pleito eleitoral, em 2012, começa. É chegada a hora do balanço, de pensar e debater. Há um grupo em Búzios, o “Chega de inho”, fundado no desejo de que Búzios, cidade rica e cheia de encantos naturais, escolha um candidato para governá-la que não pense pequeno. Chega de “inho”, portanto, representa exatamente isso: “chega de pensar pequeno”. Na medida do possível, apresento algumas questões ligadas à educação de nossa cidade, na perspectiva da Lei 14, o Plano Diretor, Regulamentado em 2006, que estabelece diretrizes sobre as quais a Educação de Búzios deve se pautar. A VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO vem em destaque.

Tecnologia, prédios públicos decentes e adequados às demandas da educação contemporânea, materiais e equipamentos são ingredientes indispensáveis a um bom trabalho. Mas um bom trabalho depende, em primeiro lugar, de recursos humanos, sendo esse seu maior patrimônio, porque está relacionado aos resultados alcançados.

O que ocorre em Búzios, há mais de 10 anos, é que os investimentos necessários na valorização do profissional que, por concurso, ingressou no emprego público, têm sido tratados de forma vil, o que levou professores, alunos e pais a saírem em passeata, no último dia 31 de maio, para protestar contra a situação em que se encontram as escolas municipais e por questões ligadas à carreira.

Integram a flagrante desvalorização do profissional da educação (e de concursados, em geral) as centenas de contratos, que, em vez de exceção, passaram a ser regra, pelo controle político do emprego público, o que faz com que o atual Executivo convoque concurso apenas pela pressão de Ação Civil Pública ingressada pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, cujo descumprimento é passível de multa diária.

Os limites da gestão da educação pública municipal, que não prioriza o concurso nem a valorização dos profissionais da área, entre outros, têm acarretado problemas crônicos à qualidade dos serviços oferecidos, que vão desde falta de competência e de domínio dos conteúdos a serem ministrados (o único critério para contratações é o apadrinhamento político) até a falta de continuidade dos serviços e consolidação das equipes de trabalho nas escolas. O cargo de professor transformou-se em cargo “político”. É a anti-República, na Armação!!!

Ora, uma equipe permanente (concursada) de profissionais da educação, capacitada, com bons níveis de graduação, bem remunerada, com bom plano de carreira, com carga horária minimamente adequada aos desafios e demandas da escola contemporânea, aliada a uma boa gestão escolar são ingredientes diretamente relacionados aos resultados escolares. Estes, sim, são os principais quesitos a serem enfrentados por todos aqueles que desejam reverter os atuais resultados, os atuais índices de reprovação, de evasão escolar, de falta de aprendizagem, consolidando a escola pública como um caminho de ascensão social.

A tabela abaixo (http://ideb.meritt.com.br/) apresenta os últimos resultados do IDEB.



2005
2007
2009


4ª S
8 S
4ª S
8ª S
4ª S
8ª S
MÉDIA
BÚZIOS
3,9
3,1
4,2
3,6
4,5
3,6
3,8
Araruama
3,9
3,8
3,7
3,5
4,3
3,7
3,8
Rio das Ostras
4,2
3,7
5,0
3,9
5,3
4,5
4,4
Iguaba Grande
3,5
3,3
4,3
4,2
3,5
3,7
3,7


Búzios e Araruama apresentam as mesmas médias (3,8).  Os Municípios de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia também têm as mesmas médias de Búzios e Araruama, exceto Arraial do Cabo, que apresenta média (3,4).

Não se pode, então, deixar de concluir que quase todos os municípios da região estão na mesma situação. Mas, é preciso sublinhar que Búzios é de longe a cidade mais rica, o que torna inaceitável esse resultado. Faltam gestão e investimentos em seus profissionais, pontos observados em todas as escolas que apresentam bons resultados. Portanto, pergunte a seu candidato se valorização dos profissionais da educação é uma prioridade e quanto de recursos será alocado, neste item. O resto é briga por voto, é ilusão, é o desamor, que vêm condenando a escola pública a cumprir o seu contrário: promover a exclusão social. Escola pública de qualidade deveria apresentar, no mínimo, média 6,0.

*Cristina Pimentel é mestre em Linguística e foi professora da rede pública de Búzios. Atualmente é Servidora Estadual.

Ver: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8887

Visitem meu outro blog: "Iniciativa Popular Buzios"

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