terça-feira, 2 de agosto de 2011

O problema é muito pior



O Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) colocou em votação as leis da Física, declarou-as inválidas e concluiu que a água da Lagoa de Araruama pode ser renovada.

Decretada a destruição da lagoa e das lagunas outro problema começou a se manifestar. Este colunista, em 25/07/2011, enviou um e-mail à Prolagos com as fotos de Antônio Ângelo Trindade Marques mostrando a coloração da água na Boca da Barra, saída do Canal Itajuru, no domingo 24/07/2011. Fez a pergunta “Há explicação?” A resposta veio em 28/07/2011: “A observação desta coloração se dá exclusivamente na saída do canal da lagoa, provocado em casos de maré forte. Pedimos avaliação da área fotografada em 24 (domingo), e não constatamos nenhuma ocorrência relacionada a vazamentos de esgotos ou lançamentos irregulares”.

            Chama atenção: a) exclusividade e localização do fenômeno; b) maré forte. Não havendo outro comentário, restou investigar se haveria informação que ajudasse a compreender o problema físico. Este colunista obteve cópias de relatórios de pesquisas sobre o que acontece na foz de um rio ou de um canal com características semelhantes às do Canal Itajuru. A ilustração é autoexplicativa.

            O fenômeno decorre do movimento da maré e Antônio Ângelo fará um acompanhamento fotografando a Boca da Barra em dias específicos. O problema é gravíssimo: parte do esgoto permanece no oceano e ao longo dos anos irá poluir a praia do Forte.

            Não há razão, porém, para preocupação. O CILSJ conseguiu revogar as leis da Física e seu Comitê do Balde Sanitário há de encontrar a solução para renovar a água do Oceano Atlântico entre Rio das Ostras e Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...