sexta-feira, 24 de junho de 2011

Bafo de boca



            Hoje em dia se diz que é “papo furado”. Na época da turma que vem se apresentando como “salvadores da pátria” de Cabo Frio e Búzios, os atuais Sassá Mutema, se dizia que era “bafo de boca”.

            Em Búzios um prefeito faz o papel de caseiro, pagando para o ser, o dono do troço do qual deveria cuidar reclamando que não paga há quatro meses. Lá também se apresentaram uns Sassá Mutema que dizem que seu projeto de uma marina tomou como referência Port Grimaud, França. O problema é que Port Grimaud não flutua no esgoto desde que foi criada na década de 1960. A coisa lá é outra, paga-se para visitar, inclusive para entrar numa igreja, e cães ferozes patrulham o lugar.

            Em Cabo frio, o que provavelmente é o maior conto do vigário na Região dos Lagos, um projeto surgiu do nada, sem conhecimento dos proprietários de hotéis que se anunciou que seriam construídos. Para dar um toque especial à idiotice incluíram dois campos de polo que ocupariam uma área equivalente a dezesseis campos de futebol. Isso numa APA, os Sassá Mutema jurando de pés juntos que iriam preservar a vegetação. Ou seja, os jogadores montariam cavalos alados.

            Também em Cabo Frio o proponente de um shopping apresentou os cálculos para o estacionamento ao longo de uma rua que fica submersa em mais de um palmo de água toda vez que chove, “criaturas” boiando pelas imediações, consequência da implantação de um sistema de coleta de esgoto que seu idealizador declarou ser um exemplo para as cidades brasileiras. Imagine-se o tamanho da encrenca se o sujeito se tornasse ministro e tivesse o poder de espalhar o que resultou de uma revolução intestinal.

            Para fechar com chave de ouro, anunciou-se o projeto de um complexo de prédios residenciais, cada unidade custando em torno de R$170 mil. Seriam adquiridas por residentes de uma cidade, Cabo Frio, onde 96.704, 52% do total de 186.220, ganharam menos de um salário mínimo em 2010. Em 2000 eram 55.423, 44% do total de 126.830. O lugar ficou mais pobre, o que o proponente ignorou ou não se deu ao trabalho de verificar.

            Os desenhos dos projetos, pelo menos, podem ter uma utilidade: fazerem parte de um livreto de figuras para serem coloridas.

Ernesto Lindgren

Ver: "Iniciativa Popular Búzios"

Comentários:


Flor disse...
Que texto!!!
Estou perplexa!
Embora eu não goste de humor negro, porque me deixa deprimida, está muito real. Escandalosamente real!!!
É tudo tão repetitivo, tão óbvio.
Falta o que para acabar com isso?
Gente reajam!

Um comentário:

  1. Que texto!!!
    Estou perplexa!
    Embora eu não goste de humor negro, porque me deixa deprimida, está muito real. Escandalosamente real!!!
    É tudo tão repetitivo, tão óbvio.
    Falta o que para acabar com isso?
    Gente reajam!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...