quinta-feira, 23 de junho de 2011

Por falar em traição

Fazendo um estudo de todas as eleições de vereadores em Búzios chegamos a duas conclusões comuns a todas elas:

1) vereador eleito que trai o seu grupo político não se reelege.
2) vereador que perde eleição não se reelege mais.

Na primeira eleição de 1996 tivemos os vereadores José Carlos e Jajaia eleitos pelo PSDB. Não importa que José Carlos tenha entrado depois devido à renúncia de Otavinho por causa da dupla filiação. Ambos foram eleitos pelo PSDB, partido que fazia parte da coligação de oposição ao prefeito eleito, Mirinho Braga, e depois, passaram para a bancada de situação. Traição ou puro oportunismo político é fato que os dois disputaram a eleição seguinte de 2000- José Carlos pelo PDT e Jajaia pelo PSB, ambos partidos da base de apoio a Mirinho-  e não conseguiram se reeleger.  

Dessa 1ª legislatura só dois vereadores se reelegeram: Valmir e DJ. Os dois foram eleitos pela oposição e nela permaneceram durante todo o mandato. O curioso é que todos os vereadores do PDT do prefeito Mirinho - Maria Alice, Nego do Torrely, Miúda, Isaías e Marreco (que substituiu Alice quando ela foi para a secretaria de finanças) - não se reelegeram.  

Dos vereadores de oposição eleitos em 2000 aderiram ao governo, Valmir e Aziel. Valmir não disputou a eleição de vereador de 2004, mas perdeu a eleição majoritária como vice de Maria Alice. Aziel tentou a reeleição e perdeu.

Eleitos pelo PDT- partido de oposição a Toninho em 2004- os vereadores Uriel e Fernando imediatamente após as eleições já faziam parte do novo governo. Os dois não se reelegeram em 2008. Também perdeu a reeleição o vereador Flávio Machado. Fora eleito pela situação (Toninho) mas passou para a oposição (Mirinho) sendo um dos articuladores do G5 da época. Genilson também fez parte do grupo mas em nenhum momento mostrou apoio ao ex-prefeito.

Se a regra valer para as próximas eleições de 2012, não devem se reeleger os atuais vereadores Leandro, Felipe, Joice e Joãozinho. Os dois primeiros já traíam durante a eleição. Apesar de serem candidatos pelo PSC, cujo candidato a prefeito era Duda Tedesco, pediam votos para o prefeito Toninho Branco. Depois de eleitos, correram rapidamente para os braços de Mirinho. Joãozinho, como Flávio na legislatura passada, articulou um novo G5, fazendo dura oposição ao prefeito de seu partido. A vereadora Joice conseguiu trair duas vezes. Rompeu com o governo para criar o G5 e agora retorna para a bancada da situação. Ou seja, Joice foi a vereadora que mais traiu. Conseguiu trair a situação e a oposição. Nenhum vereador até então tinha realizado tal proeza.

Esses parecem ser os ensinamentos que o povo nos dá nas eleições. Quem não aprender a lição, deve dançar.

Ver: "Iniciativa Popular Búzios"

Comentários:


Flor disse...
Adorei a interpretação... Seguindo a linha terrorista, se voltarem ao comportamento inicial para não serem traidores, também não adianta...O passado te persegue, dá até nome de filme!
Assim que o destino está traçado! Otimo, teremos novos vereadores. E o que acontece com os que dizem qualquer coisa para salvar o prefeito? Encaram vaias das pobres professoras... Não acontece nada? Isso é muito injusto! Teremos Messias for ever???

Um comentário:

  1. Adorei a interpretação... Seguindo a linha terrorista, se voltarem ao comportamento inicial para não serem traidores, também não adianta...O passado te persegue, dá até nome de filme!
    Assim que o destino está traçado! Otimo, teremos novos vereadores. E o que acontece com os que dizem qualquer coisa para salvar o prefeito? Encaram vaias das pobres professoras... Não acontece nada? Isso é muito injusto! Teremos Messias for ever???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...