segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os desafios de Dilma, a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Logo após sua vitória, Dilma disse que seu primeiro e maior compromisso será “honrar as mulheres brasileiras”. Disse mulheres, assim mesmo, no plural, porque, nesse imenso país continental, não existe uma mulher brasileira, mas uma multiplicidade delas.  É por isso que serão muitos os desafios que enfrentará para honrá-las.
Dilma presidente terá o desafio de garantir à mulher trabalhadora doméstica   todos os direitos trabalhistas concedidos às trabalhadoras em geral, fazendo com que ela deixe de ser a  única categoria que constitui exceção à legislação trabalhista vigente.
Dilma presidente terá o desafio de valorizar o trabalho da mulher trabalhadora doméstica não remunerada e de lutar pela superação da atual divisão sexual do trabalho.
Dilma presidente terá o desafio de construir nos quatro cantos do país milhares de creches e pré-escolas para que a mulher que trabalha fora  possa exercer sua profissão com tranqüilidade tendo com quem deixar seus filhos.
Dilma presidente terá o desafio de conceder à mulher trabalhadora rural crédito especial- o PRONAF MULHER -  para que ela possa financiar sua produção agrícola familiar e também garantir um mínimo de cidadania – ter uma carteira de identidade- realizando mutirões do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais. 
Dilma presidente terá o desafio de continuar garantindo também o acesso igualitário das mulheres à terra, por meio da inscrição, cadastro e titulação de assentamentos da reforma agrária, bem como orientação jurídica e capacitação sobre os direitos das mulheres assentadas.
Dilma presidente terá o desafio de lutar pela redução do analfabetismo feminino (9,64% em 2006), em especial, entre mulheres negras (13,3%), indígenas e mulheres acima de 50 anos.
Dilma presidente terá o grande desafio de fazer uma revolução cultural no país- cujo lema poderia ser “viver a diferença, praticar a igualdade”- construindo uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual e geração. Junto com o desafio da revolução cultural, enfrentar o desafio de fazer uma revolução educacional para que seja respeitada a diversidade, para promover uma educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica.
Dilma presidente terá o desafio de apoiar a implementação do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente, enfrentando as desigualdades geracionais que atingem mulheres, com especial atenção às jovens e idosas.
Dilma presidente terá o desafio de promover a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/AIDS na população feminina, porque hoje as DST/AIDS se feminizaram, ou seja, há mais mulheres jovens  infectadas pelo HIV do que homens jovens.
Dilma presidente terá o desafio de enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres e de lutar para que seja reconhecido como um direito delas viverem sem violência. Dilma presidente terá o desafio de lutar também para desconstruir os estereótipos e representações de gênero, além de mitos e preconceitos em relação à violência contra a mulher.
Dilma presidente terá o desafio de sensibilizar a sociedade e implementar estratégias para a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. Ela mesma poderá dar o exemplo escolhendo ministros também do sexo feminino.
Dilma presidente terá o desafio de criar mecanismos de apoio à participação político-partidária das mulheres. Este ano, apesar do número recorde de candidaturas, a bancada feminina na Câmara Federal  manteve o mesmo número de 2006, que é de 45 mulheres, correspondendo a 8,9% do total de deputados federais.
Dilma presidente terá o desafio de contribuir para a criação e o fortalecimento dos conselhos estaduais de promoção e defesa dos direitos das mulheres nas 27 unidades da Federação. Seu grande desafio será conseguir “mais cidadania  para mais brasileiras com participação e controle social”.
Observação: texto escrito a partir II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Site da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
234 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...