domingo, 5 de junho de 2011

Desafios em Búzios


            Em 30/09/2008 anunciou-se que o Club Med em Cabo Frio estaria em operação até 2010, que o empreendimento custaria R$420 milhões em cinco anos e que geraria dois mil empregos. À época, porém, se sabia que o número da mão-de-obra local que poderia ser utilizada era igual à zero.

Em 03/03/2011 os acionistas do Club Med desistiram da empreitada. (Ver texto deste colunista “Acionistas desistem do Club Med no Peró”), mas no Brasil, em alguns portais, há quem mantenha a afirmação de que as obras serão iniciadas em agosto, as edificações do clube construídas sobre palafitas.

            A questão ambiental na Reserva do Peró é complicada e enquanto as coisas aconteciam em Paris, em Búzios se anunciou a expansão da Marina Porto Búzios, que se iniciaria neste mês de junho, o investimento inicial sendo de R$300 milhões, 70% do que a empresa Club Med investiria em cinco anos. É um desafio.

            Garantiu o gerente da expansão da marina, em entrevista à revista Cidade online (www.revistacidade.com.br), que "As pessoas da Rasa que escolherem trabalhar em qualquer ramo da náutica é só querer. A pessoa acorda e diz ´eu quero ser um técnico em eletrônica, um piloto, um mecânico, trabalhar com fibra, é só querer. A oportunidade vai estar ao lado de casa". Eis ai outro desafio, mas para os governos municipal, estadual e federal: um deles terá que construir escolas técnicas em Búzios para que as pessoas por elas capacitadas acordem e façam as anunciadas opções. No momento o número de pessoas que podem fazer isso é, exatamente, igual à zero.

Argumentou o gerente do projeto que “As pessoas de bom padrão vão parar seus barcos aqui, vão saltar, vão consumir". Acontece que as pessoas na foto anexa também são de “bom padrão”, do que segue que “Caso o projeto se concretize”, como observou o gerente, se faz imperativo que os governos enfrentem o terceiro desafio, mesmo porque caso o projeto não se concretize, elas precisam se qualificar para terem condições de ascender socioeconomicamente, com barcos ou sem barcos de luxo aportando em Búzios.

Ernesto Lindgren

Comentários:


 Flor disse...
É a dura realidade dos fatos! Acordem gestores!!! Chega de enroleichon, vão trabalhar vagabundos!

Um comentário:

  1. É a dura realidade dos fatos! Acordem gestores!!! Chega de enroleichon, vão trabalhar vagabundos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...