segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Violência em Búzios

Segundo o DATASUS 30 buzianos-residentes e 33 não-residentes morreram em Búzios em 2009 por "causas externas". Por "causas externas" o órgão entende "acidentes" e "agressões".

Observação: o primeiro número refere-se a residentes e o número entre parenteses a não-residentes.

I) Acidentes: 11(10)

I-1) Acidentes de transporte - 7 (6)

I-1-1 - Ciclista - 3 (2)
I-1-2 - Pedestre - 1 (1)
I-1-3 - Motociclista - 2 (2)
I-1-4 - Outros - 1 (1)

I-2) Afogamentos e submersões acidentais - 1(5)

I-3) Outras causas - 2(0)

Se já tivéssemos nossa ciclovia, 5 vidas poderiam ter sido poupadas. Se já tivéssemos feito um projeto de mobilidade urbana e a licitação de transporte coletivo, talvez todas estas 13 vidas fossem poupadas. Mas o prefeito prefere ter na chefia do gabinete de planejamento um secretário incompetente que nada planeja, nada fiscaliza  e nada faz. Às vezes, incompetência é mortal. 

II) Agressões: 20(21)

II-1 - Por disparo de arma de fogo de mão - 12(15)
II-2 - Por  disparo de outra arma de fogo ou Não especificada - 2(1)
II-3 - Por objeto cortante ou penetrante - 1(1)
II-4 - Por meio de objeto contundente - 1(2)
II-5 - Por meios não especificados - 2(1)
II-6 - Eventos cuja intenção é indeterminada - 2(1)

Os últimos dados do DATASUS de 2009 provam que Búzios continua liderando o ranking de violência no Estado do Rio de Janeiro. São dados do DATASUS e não da polícia, prefeito! Não adianta vir com a desculpa esfarrapada de registro de ocorrências de Cabo Frio em Búzios. O DATASUS utiliza seus próprios dados e não os da polícia, por sinal nada confiáveis por subnotificação. São 41 mortes violentas no ano com uma população de pouco mais de 27 mil habitantes. Veja abaixo levantamento rigoroso destas mortes feito pelo DATASUS quanto à idade, cor, escolaridade, estado civil e local.

Mais da metade destas 41 mortes atinge em cheio a juventude buziana. São 23 jovens de 15 a 29 anos que foram mortos em 2009 em Búzios! Três eram mulheres! Dezenove (19) pretos ou pardos. Apenas três tinham 12 anos ou mais de estudos. Trinta e quatro eram solteiros. E pasmem leitores, 28 morreram em vias públicas! Mas o prefeito Mirinho Braga nada vê porque não anda pela rua, ainda mais na periferia onde essas mortes ocorreram. Não temos políticas públicas de segurança. Tampouco políticas públicas para a juventude. Como disse acima, a incompetência de nossos governantes pode ser mortal. Em Búzios, o desgoverno mata! Cuidado.

Fonte: "DATASUS"

Ver: "Violência na Região das Baixadas Litorâneas"
Ver: "Alguns dados sobre a saúde em Búzios"
Ver: "As agressões na Região dos Lagos"
Ver: "A questão da violência em Búzios 1"
Ver: "A questão da violência em Búzios 2"
Ver: "A questão da violência em Búzios 3"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...