sábado, 18 de setembro de 2010

O PIB de Búzios II


Além dos setores "serviços", "aluguéis", "administração pública" e "construção civil", que vimos no artigo I sobre o PIB de Búzios, ele também é composto por outros setores econômicos, tais como "SIUP" (serviços industriais de utilidade pública), "comércio varejista", "comunicação", "instituição financeira", "transporte", "industria de transformação"e "agropecuária". 
"Apesar da pouca expressividade que a agropecuária tem no Estado do Rio de Janeiro , para muitos dos municípios das regiões Serrana, Centro-Sul, Norte e Noroeste Fluminense essa atividade adquire relevância, seja por sua representatividade econômica, seja pela utilização de mão-de-obra intensiva". Tais características justificam por si só a atenção governamental ao setor. Mas em Búzios, para o governo, só existe o turismo. Essa visão míope da economia buziana, não se justifica só por incompetência ou indolência. É também interesse em manter o povo em completa dependência dos favores do governo. O dia em que o povo for independente eles não se elegem nunca mais. 
Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, feita pelo IBGE, no ano de 2006, concluiu que tinhamos os rebanhos (Cabeças):
1)Bovino: 900
2)Equino: 150
3)Asinino: 12
4)Muar: 16
5)Suíno: 610
6)Caprino: 120
7)Ovino: 50
8)Galos, frangas, frangos e pintos: 1.000
9)Galinhas: 1.250
10)Codornas: 4.700
Vimos a pecuária. Veremos agora a produção agrícola. "Outra pesquisa do IBGE, consolidada na publicação Produção Agrícola Municipal – PAM, mensura as variáveis fundamentais que caracterizam a safra de mais de 60 produtos oriundos de lavouras temporárias e permanentes. Dentre eles, encontram-se aqueles de grande importância econômica, muitos sendo commodities. Outros têm uma relevância maior sob o ponto de vista social, pois compõem a cesta básica do brasileiro ou movimentam economias locais, dando sustento a famílias de baixa renda". Mas o governo de Búzios não está nem aí para a agricultura familiar.
A PAM de 2006 nos informa que produzimos em Búzios:
1) Mandioca (Tonelada): 400
2) Banana (Tonelada): 195
3) Coco-da-baía (Mil frutos): 100
4) Limão (Tonelada): 64

Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ
194
                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...