sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Governo recupera maioria na câmara?

Terminada as eleições, o prefeito Mirinho Braga reuniu os vereadores da base (Messias, Lorram, Joice e Leandro) e os da não-tão-base-assim (Felipe, Joãozinho e Nobre) para discutir os caminhos e os descaminhos do legislativo. Antigamente, como dizia o ex-vereador Adilson da Rasa, o prefeito tinha o hábito de chamar os rebeldes para a "sala do sacode". Agora, talvez por estar enfraquecido ou ter aprendido que aqueles não são métodos de lidar com representantes do povo, a reunião foi muito mais tranquila. Dizem até que houve, entre os cafezinhos, distribuição de  bombons para comemorar a primeira suplência de Jânio Mendes. Ainda bem que nenhum dos vereadores presentes à reunião era diabético.

Tudo acertado. A paz voltou a reinar como dantes no quartel de Abrantes. Parece que o prefeito vai conseguir emplacar o nome do vereador Leandro para presidente do próximo biênio. Para provar a recomposição, a base recusou dois requerimentos da oposição que pediam informações sobre empenhos e sobre a saúde. Indica que daqui pra frente todos os requerimentos serão rejeitados. Só mesmo um grande acordo com o prefeito para os vereadores negarem a própria essência de ser vereador que é fiscalizar. Sem informações, como fiscalizar? É o mesmo que suicídio político. Manchar sua história parlamentar a troco de que? Quando as crianças buzianas de hoje forem estudar a história parlamentar da cidade no futuro, elas vão ver os nomes dos vereadores que votaram, no passado, contra informações que serão obrigatoriamente públicas na idade adulta delas. É muito atraso!

É muito estranho também! Governo que abre o portal da transparência antecipadamente, impõe à sua base que negue a transparência. Só tem uma explicação: as informações do portal da transparência são para inglês ver. Não têm utilidade nenhuma. São insípidas.

256       

Um comentário:

  1. Não é que eu não ache o Portal importante. Acho. As despesas diárias sobre várias coisas é diferente de um conjunto de despesas sobre uma mesma coisa. Você tem idéia do desenvolvimento da despesa. Sobre o número 12 ou 15, este governo está tão igual ao outro que acho 12=15. Abraços, Luiz.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...