domingo, 24 de outubro de 2010

Secretária de Educação na Câmara

Post 057 do blig
Data da publicação: 21/05/2010 13:16

Depois de assistir ao depoimento da secretária de educação de Búzios, Carolina Rodrigues, algumas observações precisam ser feitas:

1) número de alunos. Ela disse que em 2009 tínhamos 6167 alunos na rede pública municipal. Em 2010, estamos, segundo ela, com 8040. Os dados não batem. A secretária esqueceu que quando esteve na câmara em 2009 disse que o município tinha 7805 alunos (JPH, 23/06/2009). É aquela velha mania que as secretárias têm de inflar o número de alunos para justificar toda a inoperância de sua pasta. A secretária anterior, Norma Cristina, fez o mesmo para cancelar o convênio com a UFF em 2005.

2) função da escola. Segundo a secretária, a função principal da escola é a parte pedagógica, que consiste em ensinar a ler, escrever e fazer contas. Mesmo que seja uma concepção discutível, ela própria reconhece que as escolas de Búzios não cumpriram esta função ao instituir a oficina de linguagem com o objetivo de ensinar o aluno a ler, escrever e interpretar. Ou seja, Búzios produziu até agora muitos analfabetos funcionais que a secretaria está tentando alfabetizar de verdade.

3) disciplinas cultura afro e meio ambiente. No depoimento do ano passado, a secretária afirmou que estas disciplinas não estavam sendo ministradas porque estariam recebendo novos formatos. Agora sabemos que formato é esse: elas serão diluídas num tal núcleo da diversidade. É bom lembrar que existe lei instituindo estas disciplinas na grade curricular.

4) merenda escolar. Ela disse que todo o problema da merenda no ano passado se devia às dívidas deixadas pelo governo anterior e à ação de uma ONG irresponsável que questionou os valores da primeira licitação. Isso tudo aconteceu no ano passado e o problema continua até hoje? A carne bovina voltou ao cardápio esta semana.

5) ajuda de custo para os universitários. A secretária usa o mesmo argumento da secretária anterior: a prioridade do governo é educação básica. Tem um município aqui bem pertinho que paga integralmente o ensino de seus universitários. O nome dele é Quissamã.

6) IDEB de Búzios. A secretária disse, para o vereador Felipe Lopes, que o IDEB de Búzios está na média. Que média, secretária? Pela potência econômica que é (fartura de royalties) o IDEB de Búzios é muito ruim. Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, Búzios está em 44º lugar.

7) os pais não vão à escola. Eles não vão à escola porque não consideram a escola deles. Parece que a escola é das diretoras (cadê a eleição direta? Está previsto no Plano Municipal de Educação) e de algumas professoras comissionadas. A senhora não acha um desperdício uma escola como a João Guelo, que custou tão cara, ficar fechada à noite para uma comunidade tão carente de equipamentos públicos? A escola também não é da juventude. As escolas de Búzios são hostis aos jovens, não tem atrativos para eles. A senhora secretária já passou perto de Lans-Houses na Rasa? Quantos jovens que estão ali não poderiam estar nas escolas se elas tivessem laboratórios de informática franqueados para eles? Parece que temos uma escola analógica para alunos digitais. Vamos abrir nossas escolas à noite e nos finais de semana para a nossa juventude e seus pais. Existe até lei estabelecendo isso. É de autoria do presidente da câmara. Mas em Búzios parece que lei não é para ser cumprida.

Comentários (1):

1. 23/05/2010 às 1:48
j mathiel disse:

PAIS IRÃO À ESCOLA PARA INTEGRAREM A DINÂMICA E DUCACIONAL PARA PAIS DE ALUNOS…

163 (057)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...